terça-feira, 18 de março de 2014

Foco na Carreira - LinkedIn


Bem-vinda a estreia da coluna: Foco na Carreira! Aqui nós daremos dicas e sugestões sobre o mercado de trabalho. Fique à vontade para pedir opinião e sugerir pautas! Esse espaço é feito para você!
O mundo das redes sociais pode ser bem proveitoso na hora de buscar uma oportunidade de emprego. Provavelmente você já ouviu falar no LinkedIn. Mas o que você talvez ainda não saiba é que ele é muito mais do um site de currículos.
O Cristiano Santos que é especialista em LinkedIn e trabalha com mídias sociais, conta que a rede foi lançada em maio de 2003 e já possui mais de 16 milhões de usuários cadastrados no Brasil. Ele ressalta que muitos desses usuários acreditam que a rede é ideal para a procura de emprego.
Mas é importante também saber que o LinkedIn hoje é muito mais uma ferramenta de networking. O presidente da rede social, Jeff Weiner, contesta: “Não somos um site de empregos. Há alguns anos, percebemos que teríamos mais valor como negócio se investíssemos também em conteúdo voltado para profissionais”.
Mas os recrutadores de grandes empresas estão lá para avaliar o seu perfil e convidá-lo para uma entrevista. Em suma existe muita coisa a se falar sobre o LinkedIn, mas hoje nós vamos apenas dar algumas dicas para você construir o seu currículo de maneira eficiente.
Para isso conversamos com a Camila Spigariol, que trabalha na área de Recrutamento e Seleção da SKY Brasil. Para começar é imprescindível que os contatos deixados na redes estejam atualizados. “Existem muitos currículos cadastrados sem telefone e/ou com e-mails que as pessoas não acessam com frequência.” – Conta Camila.
Outro detalhe destacado pela recrutadora é que o currículo deve estar o mais completo possível! “Não esqueça de informar conhecimentos em ferramentas específicas e idiomas. Às vezes você deixa de informar algo que pode ser exatamente o diferencial procurado por nós.”
E por fim, lembre-se de colocar o nome do cargo em português e inglês. Isso pode ser determinante dependendo de como o recrutador faz a busca, completa Camila.
Além de todas essas dicas fique atento à sua foto de perfil. Lembre-se que o LinkedIn é uma rede para buscas de oportunidades e a primeira impressão é a que fica! Evite fotos de baladas, em que você aparece acompanhada ou usando adereços chamativos. Opte por aquela imagem que parece o máximo possível com as 3x4. Não são as mais bonitas, nós sabemos, mas causam boa impressão! 
Julyana Oliveira

Um comentário:

  1. Show a reportagem! Trabalho em RH e sei que as dicas postadas acima toda a diferença! Bjs

    ResponderExcluir

Você pode gostar de ler também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...