segunda-feira, 21 de abril de 2014

Foco na Carreira - Autoconhecimento



Para ser feliz na carreira escolhida você deve fazer o que gosta! Mas na hora de decidir não é tão fácil quanto parece. As dúvidas surgem, as aptidões parecem muitas e ao mesmo tempo quase nenhuma. Qual será o caminho para resolver esse dilema?


O passo básico é o autoconhecimento. Se descreva, anote o que gosta, o que não gosta, quais são seus hobbies, gosta de trabalhar em grupo ou prefere resolver as coisas sozinha, que tipo de conteúdo busca na internet... Enfim, faça uma análise profunda sobre você. Não esqueça de enumerar suas qualidades e seus defeitos, afinal se você não gosta de estudar idiomas, não dá para se formar em turismo. 

Uma dica que pode ajudar nesse primeiro passo são os testes vocacionais. Eles apontam algumas características da sua personalidade e mostram algumas carreiras relacionadas.

Converse as pessoas. Com profissionais das áreas nas quais você tem interesse, tire suas dúvidas e descubra a realidade da profissão. Pedir conselhos para os pais? Mais do que necessário, essencial! Afinal, quem conhece você melhor do que eles? Provavelmente ninguém.

Informe-se: leia sobre as profissões que está em dúvida e analise o mercado de trabalho. Preste atenção também as universidades que disponibilizam o curso escolhido. Fique atento à infra-estrutura fornecida, ao currículo dos professores e as conexões da instituição - existem algumas que fazem parte de grandes redes de ensino e te possibilitam um intercâmbio durante a graduação.

Tenha coragem. Se depois desses passos ainda houver dúvidas, siga sua intuição. Nada é cem por cento garantido. 

Depois de escolher a profissão, trace planos, objetivos e metas. Parece precoce, mas ajuda bastante na organização e dedicação.

Por fim, desejo boa sorte! Não há nada mais gostoso que trabalhar no que gosta. Torna as coisas mais prazerosas e traz mais força para encarar desafios.

E claro querida leitora, qualquer dúvida estamos aqui para ouvir você! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode gostar de ler também...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...